top of page

CASES

O LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DO PARÁ:
UM ESTUDO DE CASO DA OLEOPLAN PARÁ

ESTUDO-DE-CASO-OLEOPLAN-CASES-GREEN-FOREST-Medio.webp

O licenciamento ambiental é uma ferramenta legal utilizada para acompanhar a instalação e a operação de empreendimentos e atividades que utilizam recursos naturais, que sejam poluidoras ou que possam causar impactos ao meio ambiente. A Green Forest atua nesta área através de consultoria, para obtenção das Licenças Ambientais e execução, para o cumprimento das exigências dos órgãos ambientais.

Durante o ano de 2021, a Green Forest iniciou o processo de licenciamento ambiental da primeira indústria de biodiesel do estado do Pará, a empresa Oleoplan S.A, que atua no setor de processamento de óleos vegetais para a produção do biocombustível nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia e Rondônia. No Pará, a empresa utiliza Óleo de Palma para a produção. A instalação ocorreu no município de Tomé-Açú e envolveu órgãos como Agência Nacional do Petróleo (ANP), Corpo de Bombeiros, INMETRO e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS).

AnyConv.com__FUNDO-GREEN-FOREST-Medio.jpg

O processo de licenciamento ocorreu em duas etapas junto à SEMAS, sendo elas instalação e operação. A etapa prévia foi dispensada, pois a Oleoplan comprou uma indústria de óleo de palma em operação e realizou mudanças para a mesma realizar a produção de biodiesel. O licenciamento iniciou no dia 28/07/2021 e a Licença de Instalação foi concedida no dia 17/09/2021.

Durante o processo de obtenção da Licença de Operação, para melhor compreensão do funcionamento da indústria, sendo a primeira deste tipo no estado, a Oleoplan convidou a equipe da SEMAS e os técnicos da Green Forest para conhecer a operação da indústria do município de Veranópolis, no estado do Rio Grande do Sul. A visita técnica sanou as dúvidas e a Licença de Operação foi concedida no dia 06/12/2021.

Atualmente, a indústria, sob nome Oleoplan Pará, encontra-se operando e cumprindo as condicionantes de sua Licença de Operação, através da assessoria prestada pela Green Forest e pelo esforço de seus colaboradores em realizar o melhor trabalho que o estado do Pará pode oferecer.

ESTUDO-DE-CASO-OLEOPLAN-CASES-GREEN-FOREST-Medio (1).webp
CONCESSAO-DE-FLORESTAS-PUBLICAS-CASES-GREEN-FOREST-Medio.webp

ATUAÇÃO DA GREEN FOREST NO PROCESSO DE CONCESSÃO DE FLORESTAS PÚBLICAS

A Green Forest Consultoria Ambiental, tem buscado se inserir cada vez mais no processo de Concessão de Florestas Públicas em todo o país. Este, tem como objetivo principal o de delegar a empresas, mediante processo licitatório, a possibilidade de se fazer a colheita de produtos madeireiros, não madeireiros e a implementação de serviços ambientais, assegurando acima de tudo uma gestão sustentável das áreas.

Nesse sentido, oferece aos seus clientes uma assessoria técnica e jurídica especializada, realizando a regularização documental dos mesmos e conduzindo sua participação em todas as fases dos certames licitatórios. Tanto no âmbito federal quanto estadual, intensificamos nossa atuação, no intuito de lograr êxito agregando um trabalho de qualidade.

bottom of page